English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Padrões de Proteção Contra a Rejeição


Padrão de Proteção da Rejeição Número 1:
Votos Secretos
Alguns dos maiores tijolos dos muros de proteção que construímos são os votos secretos, que consistem em promessas que fazemos a nós mesmos para nos proteger. Aqui estão alguns exemplos:
-  Ninguém me machucará novamente!
-  Quando eu sair dessa situação, ninguém mandará mais em mim!
-  Nunca mais deixarei alguém se aproximar o suficiente para poder me machucar outra vez!
-  Ninguém mais me controlará novamente!
- Vou cuidar de minha própria vida de agora em diante: ninguém mais me dirá o que fazer!
Fazemos promessas como essas a nós mesmos não apenas uma vez, mas constantemente. Dizemos a nós mesmos tais coisas interiormente. Como cresci por 15 anos num lar onde era constantemente abusada, imagine quantas vezes eu disse: "Quando sair daqui, ninguém mais mandará em mim"! Não admira que tenha sido necessário um milagre de Deus para me ensinar como ser submissa à autoridade!

Muros Criam Bloqueios
Pessoas na fila de oração freqüentemente me dizem: "Eu me saio bem em todo tipo de relacionamento, exceto num relacionamento mais íntimo. Não posso suportar nenhum tipo de proximidade. Alguma coisa está errada, há algum tipo de bloqueio. Começo a namorar, e tudo vai bem até que pareça tornar-se algo permanente. Não sei qual é o problema, mas chega um ponto em que começo a me retrair, embora não quisesse fazê-lo".
Esse problema é geralmente resultado de muros! edificados por meio de votos secretos, ditos vez após vez: "Ninguém se aproximará mais de mim o suficiente paral me machucar novamente".
Ou, como este: "Ninguém irá me controlar novamente! Eu cuidarei da minha vida de agora em diante, e nunca mais alguém me dirá o que fazer"! Isso estava profundamente gravado dentro de mim por dizê-lo, vez após vez. 1
Pessoas podem fazer votos secretos com relação a muitas coisas. Considere isso... Muitas pessoas estão em escravidão hoje porque seus pais estavam fora de equilíbrio numa área ou noutra. Por exemplo, passei um tempo tentando ensinar meus filhos a comer corretamente. Eu não os deixava comer nada com açúcar. Eu dizia: "Vocês não vão comer essas coisas ruins"! Provavelmentel exagerei, o que muitos de nós fazemos, até aprendermos! mais sobre equilíbrio. Agora percebo que teria sido melhor se os deixasse comer alguma coisa com açúcar oca-i sionalmente, mas criei uma lei sobre não poder comer açúcar, o que somente os fez ter mais vontade de come-lo. Não tenho problema com açúcar, posso comer um pedacinho de algum doce e ficar satisfeita. Mas meus filhos não são desse jeito, eles amam coisas doces e pensam que têm de comê-las e ponto final!
Já conversamos sobre o motivo de eles gostarem tanto de açúcar, e me pergunto se não seria porque não foi permitido que eles o comessem quando crianças.
Esse tipo de situação pode levar os filhos a fazer um voto: "Quando eu sair daqui, você pode apostar que comerei tudo o que puder, e ninguém nunca mais me dirá que não posso comer algo"! E muitos desses indivíduos desenvolvem distúrbios alimentares mais tarde porque fizeram tais promessas a si mesmos.
Deus quer se envolver até mesmo com seu apetite! Você sabia que se tiver muros erguidos pode ser difícil até mesmo ouvir quando Deus está falando com você? Mas, à medida que seu relacionamento com Deus cresce e você coloca mais da Palavra dentro de si, Ele começa lidar com você sobre seu apetite. Ele dirá: "Não quero que você coma mais isso"!
Dinheiro é outra área na qual você pode ter edificado um muro. Talvez seus pais não lhe dessem muito dinheiro para gastar quando jovem, e você teve de viver sem algumas coisas que as outras crianças tinham. Talvez o único dinheiro que pudesse gastar fosse o que você mesmo ganhava e guardava. E, mesmo assim, tinha de comprar somente coisas de que realmente necessitasse, além de nunca lhe ser permitido comprar as coisas que desejava. Talvez você tenha ficado tão cansado de não ter liberdade financeira que começou a prometer a si mesmo: "Apenas espere até eu sair daqui! Eu comprarei tudo que quiser, na hora que quiser"!
Uma compulsão para comprar pode ser resultado de votos secretos como esse. Existem pessoas que são viciadas em compras, elas simplesmente não conseguem parar de gastar dinheiro!
Você precisa pensar sobre algumas dessas coisas que disse a si mesmo, muito tempo atrás. Não estou dizendo que tudo o que você tenha dito a si mesmo tenha criadoi escravidão em sua vida. Estou falando especificamente sobre coisas que dizemos e que envolvem acordos definitivos e determinados conosco. Esses votos secretos sãol decisões que tomamos com relação a como cuidaremos de nós e nos protegeremos.
E quanto a este: "Você não pode confiar em ninguém"! Oh, quantas vezes eu disse isso! "Você não poda confiar nos homens! Todos os homens são iguais"! Nãol quero ser rude, mas penso que algumas mulheres têml problemas quando se casam, mesmo em sua vida sexua porque disseram tais coisas a si mesmas: "Todos os homens servem apenas para uma coisa"! Mesmo num rela» cionamento conjugai, quando você deseja que as coisas se acertem, pode pensar: "Você realmente não mel ama! O único momento em que você mostra alguma afeição por mim é quando quer sexo"! Tome cuidado com a forma errada de falar consigo mesmo.

livro a Raiz da Rejeição
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...